São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcas regionais proliferam mais rápido que as do eixo São Paulo-RJ

NELSON BLECHER
NELSON ROCCO

NELSON BLECHER; NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

As marcas de franquias estão proliferando mais velozmente fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro. Havia 52 marcas regionais em operação no início da década. Hoje ultrapassam 176, o que representa crescimento de 240%.
``É um movimento defensivo em relação às atuais 440 marcas cariocas e paulistas, que evoluíram 121% nesse período", afirma o consultor Daniel Citron, diretor da Francap Sistemas de Franchise.
Um levantamento com base nos anuários da Associação Brasileira de Franchising revela que Santa Catarina, Paraná e Pernambuco são os que mais registram aumento do número de franqueadores.
Por isso, Citron não se mostra surpreso com o numeroso grupo de visitantes de outros Estados que comparece à ABF Franchising Show'95. Ontem, desembarcaram de ônibus vindos de Cuiabá (MT), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).
``As franquias estão melhor distribuídas regionalmente do que há cinco anos", afirma. Apesar disso, a região Sudeste ainda concentra 60% dos 23,5 mil estabelecimentos.
Cita, como exemplo, a rede Pinto & Bordo, de Salvador, especializada em bordados de nomes e logomarcas. Com uma loja própria e cinco franqueadas, demanda investimento inicial de R$ 50 mil.
Consultores peruanos procuravam fazer contatos com redes de franquia brasileiras, ontem, para mostrar as oportunidades de investimento em seu país.
Fernando O'Phelan, 30, presidente da Peru Franchising Consultores, disse que o Peru atravessa período de economia estável, o que favorece a instalação de empresas de franquias.
``O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto -a soma de todos os bens, produtos e serviços) do Peru cresceu 12% em 1994", afirmou.
Segundo O'Phelan, a reeleição do presidente Alberto Fujimori garante a continuidade da abertura econômica iniciada durante o primeiro mandato.
Para ele, esses dois fatores podem funcionar como atrativos ao aumento dos investimentos estrangeiros no país.
O Peru tem apenas 15 franquias, entre elas as norte-americanas Futurekids, Burger king, Pizza Hut e Mail Boxes Etc, a rede de lavanderias argentinas Laverap, o restaurante canadense Kodis e a locadora de carros Localiza, do Brasil.
``No Brasil, há empresas sem condições de ir para o exterior, mas há uma grande quantidade de franquias competentes, com taxas de franquia baixas, em condições de entrar no Peru, um mercado virgem", disse.
Entre os setores, o consultor destaca confecções, locação de veículos, escolas de informática para crianças e perfumaria.
A ABF Franchising Show'95 está mostrando 220 oportunidades de investimento em franquia. Os expositores esperam receber a visita de 35 mil pessoas ao evento.

ONDE ENCONTRAR:
ABF Franchising Show'95 - SP Market, av. Nações Unidas, 22.540, São Paulo, das 14h às 22h. O ingresso custa R$ 15,00.

Texto Anterior: 'Limpar' nome no comércio ficará mais fácil
Próximo Texto: Varig ampliará vôos nacionais sem escalas; IBM doa computador a centro de Campinas; Batavo faz acordo com empresa argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.