São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Chanceler bósnio elogia sérvios

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O ministro das Relações Exteriores da Bósnia, Muhamed Sacirbey, defendeu ontem os sérvios em Nova York. Para ele, a comunidade internacional tem uma imagem errada da população sérvia.
Sacirbey considera que os sérvios são acusados de cometerem ações agressivas contra o governo e o povo bósnio graças à postura do presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic. ``Ele é responsável por exercer uma influência negativa sobre seu povo, por causa de sua forma dúbia de governar", disse.
Segundo ele, Milosevic está evitando qualquer concessão, mas ao mesmo tempo diz aos sérvios que busca baixar as sanções e manter a Sérvia unida. ``Essa postura atenta contra o processo de paz na Bósnia-Herzegóvina."
Ele criticou a postura da ONU em relação às tropas de paz. ``Seria mais apropriado ter uma relação bilateral entre nosso governo e as tropas da ONU para facilitar, por exemplo, a chegada de assistência aos cidadãos, e não apenas para assegurar a proteção das tropas."
A prioridade do governo bósnio é, segundo ele, defender seu território, sua soberania e principalmente, seus cidadãos.
Assim que uma resolução pela paz na região for negociada ele deve se estabelecer em Sarajevo.

Texto Anterior: Sérvios liberam passagem de comboio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.