São Paulo, sexta-feira, 9 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treino e kit salvam piloto

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O capitão Scott O'Grady, como todos os pilotos da Força Aérea dos EUA, recebeu curso de duas semanas de sobrevivência antes de ser colocado em missão. O curso é repetido uma vez por ano.
Segundo os seus superiores, o fato de ter sido bem treinado foi fundamental para ele não ter se deixado capturar na Bósnia.
O kit de sobrevivência que todos os pilotos levam consigo em missão também foi importante para o resgate de O'Grady.
Ele contém um pequeno aparelho de rádio transmissor a pilha, com o qual O'Grady se comunicou com colegas, que puderam identificar a sua voz.
Outro aparelho no kit de rádio transmite sinais, como se fosse um aparelho de ``bip", que ajudam equipes de resgate a acharem a exata localização do piloto.
O kit contém também um cantil de água, rações (com ênfase em chocolate e açúcar), fósforos, um cobertor, uma bússola, um revólver e um canivete suíço.
Além disso, o conjunto inclui um manual com dicas sobre como achar fontes de água e como transformar o pára-quedas em cama ou tenda.
No caso de O'Grady e outros pilotos em ação na Bósnia, o kit ainda traz um livro com frases básicas em servo-croata.
(CELS)

Texto Anterior: 'Esse garoto é um espanto'
Próximo Texto: Conheça a equipe responsável pelo resgate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.