São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muster e Chang fazem hoje final na França

DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Números 5 e 6 do ranking disputam título de Roland Garros, um dos quatro maiores torneios de tênis do mundo
O tenista austríaco Thomas Muster, 25, quinto no ranking da Associação de Tênis Profissional (ATP), e o norte-americano Michael Chang, 23, sexto do mundo, decidem hoje, em Roland Garros, o título do Aberto da França.
Eles chegaram à final de uma das quatro mais importantes competições do tênis internacional depois de protagonizarem, na última sexta-feira, dois duelos na quadra central de Roland Garros.
Muster é considerado pelas bolsas de apostas como o favorito para levar o título do torneio francês.
Provou que é um dos melhores em quadras de saibro ao liquidar, em apenas 83 minutos, o russo Yevgeny Kafelnikov, que eliminou o norte-americano Andre Agassi, número um do mundo.
O tenista austríaco nunca chegou a uma final de um torneio do Grand Slam.
O Grand Slam engloba as quatro principais competições do tênis, que inclui, além da França, os Abertos dos EUA e da Austrália e o Torneio de Wimbledon, na Inglaterra, que começa dentro de duas semanas.
Chang, por sua vez, acabou com o sonho do espanhol Sergi Bruguera de conquistar o tricampeonato do Aberto da França (façanha só obtida pelo sueco Bjorn Borg), ao derrotá-lo em uma das mais empolgantes partidas da competição.
Apesar do favoritismo, o austríaco, que, devido a sua impressionante força física, recebeu o apelido de `Musterminator' (uma combinação de sílabas de seu sobrenome com o título do filme `Terminator', com Arnold Schwarzenegger), rejeita a fama de imbatível.
``Não busquei construir essa imagem. Apenas quero jogar bem", afirma ele.
Chang, o mais jovem campeão de Roland Garros (conquistou o título em 89, aos 17 anos), enfrentou Muster três vezes. Perdeu todas para o austríaco.
Depois de 89, o norte-americano nunca mais venceu um torneio do Grand Slam.
Extremamente religioso, Chang chama a atenção de todos aqueles que lhe pedem um autógrafo. Depois de assinar, acrescenta a frase ``Jesus é amor".
Apesar das suas derrotas diante do austríaco, Chang recusa-se a ver o adversário como favorito.
``Cada jogo é uma história diferente. Não importa as partidas do passado. Ele me derrotou por ter jogado muito bem. Isso não quer dizer que vai repetir a façanha aqui em Paris."
Fora da disputa, Bruguera aposta todas as suas fichas na vitória de Muster. ``Ele está batendo na bola com uma eficiência incrível. Dificilmente deixará escapar este título", disse.
Muster afirmou que ficará muito feliz se vencer um torneio tão tradicional. Mas fez questão de avisar:
``Minha vida não vai mudar em nada depois disso. Gosto da maneira como encaro minha vida e minha carreira. Serei sempre a mesma pessoa, vencendo ou não."

NA TV
Bandeirantes, VT às 16h30, e Sportv, VT às 23h

* Com agências internacionais

Texto Anterior: Flamengo tem Romário contra o Botafogo hoje
Próximo Texto: Sabatini chega hoje a Angra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.