São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação Faria Lima muda a cara da cidade

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Itaim, Pinheiros e Vila Olímpia nunca mais serão os mesmos. Nos próximos anos, a Operação Urbana Faria Lima (leia texto ao lado) vai acentuar as características de uso misto (comercial e residencial) no Itaim e em Pinheiros (zona oeste) e também mudar o perfil residencial da Vila Olímpia (zona sul).
Esta é a expectativa do secretário municipal do Planejamento, Roberto Paulo Richter, e de empresários do ramo imobiliário.
``Aqueles bairros vão ser uma espécie de pequena cidade", disse Richter. ``Melhorar a qualidade de vida é exatamente isso: fazer com que a pessoa more, trabalhe e tenha opções de lazer no próprio bairro, tornando os deslocamentos os menores possíveis."
A operação urbana -que prevê a extensão da avenida Faria Lima entre o largo da Batata e a avenida Pedroso de Morais e entre as avenidas Juscelino Kubitschek e a Luis Carlos Berrini- vai provocar um boom imobiliário na região. As obras vão custar mais de R$ 120 milhões.
Para financiá-las, a prefeitura vai ``colocar à venda" 2.250.000 metros quadrados como estoque adicional de área potencial de construção.
A CNLU (Comissão Normativa de Legislação Urbanística) já aprovou dois projetos no âmbito da operação urbana e pode aprovar outros dez até o fim deste mês.
A Construtora Kauffmann foi a primeira a ter aprovado um projeto no âmbito da operação urbana. O Palazzo Reale, na rua Professor Artur Ramos, deve ficar pronto em três anos.
Serão 23 apartamentos (420 metros quadrados de área útil) e uma cobertura (650 metros quadrados de área útil).
``Haverá seis vagas na garagem por apartamento, quadra de tênis e piscina aquecida no mezanino", explica Paulo Kauffmann.
Cada apartamento ocupará um andar e deve custar cerca de R$ 500 mil. ``Esta região oferece tudo o que São Paulo tem de melhor", disse o empresário.

Texto Anterior: Médicos financiam edifício comercial
Próximo Texto: Construtores vivem euforia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.