São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

1828 - Darwin decide voltar a cursar medicina, agora em Cambridge (Inglaterra), na Faculdade de Cristo (Christ's College), para depois se tornar um pároco rural. Descobre então a entomologia, se apaixona por besouros e se torna amigo do reverendo John Stevens Henslow, professor de botânica, com quem discute história natural. Sonha ser mais um ``naturalista clerical".

1830 - Lê os livros ``subversivos" do pensador William Paley, ``Principles of Moral and Political Philosophy" (Princípios de Filosofia Moral e Política) e ``Natural Theology" (Teologia Natural), que começam a semear dúvidas religiosas no jovem Darwin (21 anos). Lê também o relato de viagem pela América do Sul do naturalista alemão Alexander von Humboldt, de quase 4.000 páginas. Humboldt se torna o herói de Darwin, que sente vontade de conhecer a floresta tropical.

1831 - Darwin descobre os fascínios da geologia lendo os livros de Charles Lyell, sobretudo ``Principles of Geology" (Princípios de Geologia). Henslow sugere o nome de Darwin para a viagem do navio Beagle pela América do Sul, sob comando de Robert Fitzroy. Em 10 de dezembro, o Beagle parte para uma viagem de três anos, que acaba durando cinco.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.