São Paulo, domingo, 11 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como funciona o videocassete?

Thiago Jorge Somera, 18, atendente, Campinas, SP

Mateus José Martins, do Departamento de Física e Informática do Instituto de Física da USP de São Carlos, responde:
"O processo de gravação de fitas de vídeo é semelhante ao das fitas cassete, isto é, o sinal é gravado como uma série de campos magnéticos alterados, armazenados em uma fita de poliéster revestida por um óxido magnético.
"Porém, como os sinais de vídeo possuem frequências aproximadamente 280 vezes superiores às das fitas de áudio, é necessário uma maior velocidade relativa entre a fita e a cabeça de gravação/leitura. Se simplesmente aumentarmos a velocidade da fita, para podermos gravar os sinais de vídeo, a mesma teria que ter mais de 300 metros para podermos gravar apenas um minuto de vídeo, o que seria impraticável.
"Para que as trilhas de gravação sejam bem mais longas do que o comprimento da fita, elas são gravadas inclinadas, em vez de paralelas às bordas da fita, aproveitando também a largura da fita.
"Assim, o videocassete utiliza um `truque', no qual duas cabeças são colocadas diametralmente opostas uma em relação à outra em torno de um tambor cilíndrico. Esse tambor gira inclinado em relação à borda da fita.
"Dessa maneira, a fita pode movimentar-se vagarosamente defronte das cabeças, da mesma maneira que um gravador cassete comum, pois elas gravam trilhas inclinadas com velocidade relativa à fita maior do que a velocidade de deslocamento da mesma.
"Hoje em dia, os videocassetes utilizam quatro cabeças dispostas a 90° entre si no tambor cilíndrico, para melhorar a qualidade da imagem reproduzida quando se utiliza a tecla `pause' ou durante a reprodução quadro-a-quadro. Isso permite também a gravação dos sinais de áudio com alta fidelidade."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: 'Esquecidos' que publicaram no exterior não se arrependem
Próximo Texto: O apavorante vírus 'Webern'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.