São Paulo, segunda-feira, 12 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Skinheads' atacam negros em Lisboa

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

A violência racista chegou à capital portuguesa. Na madrugada de ontem, cerca de 50 skinheads portugueses atacaram negros no Bairro Alto, um dos principais centros de diversão da noite de Lisboa.
Os ataques começaram à 1h da manhã e atingiram todos os negros que passavam pelo local. Dos feridos, 12 chegaram a ser internados em hospitais e 1 está em coma.
A polícia prendeu nove adolescentes, que devem ser acusados pelos crimes -sete rapazes e duas garotas. Em Portugal, a maior parte dos estrangeiros vem de países africanos que falam português.
Os ataques coincidem com o 10 de junho, Dia de Portugal e de Camões, em que autoridades fazem discursos nacionalistas. Até a revolução de 25 de abril de 74 (considerada "traição" pela direita), a data era chamada Dia da Raça.
Para José Falcão, da organização SOS Racismo, a justiça portuguesa tem sido complacente com os ataques de skinheads. Até agora, apenas um foi condenado.

Texto Anterior: Berlusconi vence plebiscito na Itália
Próximo Texto: Refém ferido é libertado por sérvios da Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.