São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados que votaram as reformas já festejam cargos

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Erramos: 15/06/95
Pelo menos 17 nomeações, distribuídas por 6 ministérios, publicadas no ``Diário Oficial" na última semana, mostram que teve início o loteamento de cargos federais entre os partidos aliados ao governo.
O início da distribuição dos cargos de segundo e terceiro escalões coincidiu com a votação da emenda constitucional que derrubou o monopólio estatal do petróleo.
O coordenador da bancada do PFL de Santa Catarina, José Carlos Vieira, comemorava ontem: ``Começaram a acontecer as nomeações. Agora, estamos aguardando os cargos importantes".
A bancada do Tocantins foi contemplada ontem com a nomeação de Antonino Santana Gomes para o cargo de delegado do Ministério da Educação. Gomes teve o apoio de seis deputados e três senadores do Estado.
Eles entregaram um documento ao ministro-chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, no dia 17 de fevereiro, propondo nomes para 14 cargos no Estado.
Redigido no escritório de representação do Tocantins em Brasília, o documento foi entregue ao presidente Fernando Henrique pelos senadores Leomar Quintanilha (PPR), Carlos Patrocínio e João Rocha (PFL), em março.
Segundo relato do deputado Osvaldo Reis (PP-TO), o presidente teria dito aos senadores que as nomeações seriam feitas aos poucos, para não ficar a imagem de que estaria havendo troca de cargos por votos na reforma constitucional.
O ``Diário Oficial" de ontem também publicou a nomeação de Guido Ruckl para a Delegacia do Ministério das Minas e Energia.
José Carlos Vieira disse que Ruckl, ex-prefeito de Rio Negrinho, foi indicado pelas bancadas do PFL e do PMDB, que fizeram uma lista conjunta no Estado.
O acordo entre as duas bancadas garantiu mais duas nomeações para o Estado na semana passada. Antonio Garcia foi nomeado delegado do Trabalho, e Rogério Machado, coordenador da Fundação Nacional de Saúde.
Vieira disse que a bancada de Santa Catarina espera as nomeações dos presidentes da Eletrosul e Telesc (Companhia de Telecomunicações de Santa Catarina), os cargos mais cobiçados no Estado.
No dia 5 deste mês, dois dias antes da votação da emenda do petróleo, além de Antônio Garcia, mais oito delegados do Trabalho foram nomeados pelo Secretário-Executivo do Ministério, Antonio Anastasia.
No dia 7 de junho, data da votação da emenda do petróleo, Isaac Ramiro Bentes foi nomeado superintendente estadual do INSS no Pará. No dia 5, Manoel Holanda havia sido nomeado superintendente do INSS em Pernambuco.
No mesmo dia, foi nomeado o superintende regional do Incra em Pernambuco, Roosevelt Gonçalves de Lima. No dia 7, Carlos Roberto Oliveira, ``afilhado" do deputado Pedro Irujo (PMDB-BA), foi nomeado chefe do DNER na Bahia.

Os outros delegados do Trabalho nomeados no dia 5 foram Josué Santos Filho (RR), João Azevedo (AL), Raimundo Azevedo (AC), Wellington do Carmo (ES), Sidney Souza (PR), Maria Amorim (AP), George Callado (AM) e José Gomes (MS).

Texto Anterior: Trato é trato
Próximo Texto: Relator mantém intacto texto das 'teles'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.