São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 1995
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``Lombada eletrônica" fotografa carros com excesso de velocidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira ``lombada eletrônica" de São Paulo começou a funcionar ontem, em regime de experiência, na avenida Nova Cantareira, altura do número 2.534 (zona norte).
A ``lombada" é um detector fotográfico de velocidade. Um mostrador diz aos motoristas sua velocidade enquanto uma câmera fotografa a placa dos carros que ultrapassam o limite de velocidade, facilitando a aplicação de multas.
O mecanismo tem a vantagem de não submeter os carros ao desgaste físico causado pelas lombadas comuns.
Ele funciona como uma lombada porque os motoristas propositadamente diminuem a velocidade para evitar as multas.
Um sensor eletromagnético, sob o asfalto, ativa uma câmera fotográfica toda vez que alguém supera a velocidade permitida.
A câmera digital registra a imagem do infrator num disco óptico. Ao final do dia, o disco é recolhido por técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e levado para os computadores da companhia, onde é lido.
Com as fotografias em mãos, a CET pode aplicar as multas, via correio. A foto mostra data, horário da infração, velocidade e o número da placa do carro. A imagem do motorista é borrada intencionalmente pelo computador, para que se mantenha a privacidade.
A CET decidiu multar quem ultrapassar os 40 km/h, a partir do dia 9 de julho. O valor da multa será o habitual para excesso de velocidade: R$ 56,48.
Por enquanto, os infratores só vão ser advertidos pela luz amarela e pelas sirenes que são ativadas toda vez que o limite de velocidade é ultrapassado.
Unidades semelhantes já funcionam em Curitiba, Vitória, Brasília e Campo Grande.
No dia 30 de maio, quando estava sendo testada (sem que os motoristas fossem avisados ou multados), a ``lombada" registrou um tráfego de 10.000 carros.
Destes, 94% estavam acima do limite. Em Curitiba, numa rua de porte semelhante, o sistema baixou o número para 0,5%.

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