São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de controle de natalidade promove cirurgias de esterilização

DA AGÊNCIA FOLHA EM PORTO ALEGRE

Vinte e oito pessoas -de 1.400 já entrevistadas- foram consideradas habilitadas pelo Programa de Planejamento Familiar da Prefeitura de São Leopoldo (RS) para fazer cirurgia de esterilização.
Elas devem se submeter a cirurgias de laqueadura (mulheres) e vasectomia (homens) para não ter mais filhos.
Desde janeiro, quando foi implantado com base em lei municipal, o programa já fez cirurgias em três mulheres e dois homens. A lei prevê, no máximo, 20 cirurgias por mês. O objetivo é controlar a natalidade na periferia da cidade, situada na região metropolitana de Porto Alegre.
As 28 pessoas que se enquadraram recentemente nas exigências do programa devem ser operadas ``a médio prazo", segundo o secretário municipal de Saúde, João Deodato Lunardi, 38.
O programa é dirigido às famílias com renda menor que quatro salários mínimos, que tenham pelo menos dois filhos e cujos cônjuges tenham mais de 30 anos de idade.
O programa só prevê a cirurgia na mulher quando uma nova gravidez trouxer risco de vida e, ainda, quando ela não puder usar outros métodos de contracepção. O homem pode ser submetido à cirurgia nos casos em que problemas de saúde impeçam sua mulher de se submeter à ligadura de trompas.

Texto Anterior: Assalto a ônibus mata um e deixa três feridos
Próximo Texto: Escola de administração vai orientar prefeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.