São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Táxi deve pagar menos ICMS

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os Estados devem reduzir, em julho, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a venda de táxis.
A proposta será examinada na reunião do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) prevista para o dia 30 deste mês.
O convênio entre os Estados, que isentava a compra de táxi do ICMS, não foi renovado na reunião do Confaz, em abril, por discordância de Minas Gerais.
O secretário de Fazenda de Minas, João Heraldo Lima, disse à Folha que vai apresentar ao Confaz proposta de isenção parcial.
A proposta isenta do ICMS somente o comprador e não a montadora. Lima disse que, com isso, o preço final do veículos pode cair entre 7% e 11%, dependendo da alíquota de ICMS de cada Estado.
Correios
Na próxima reunião do Confaz, será discutida de novo a cobrança do ICMS sobre as importações feitas através dos correios. Já aprovada, a medida não foi implantada porque depende de um convênio com a Receita Federal.
A proposta aprovada previa a cobrança do ICMS em produtos importados pelos correios com valores acima de US$ 50. As alíquotas seriam de 12% para produtos básicos -como alimentos-, 17% para eletrodomésticos e 25% para perfumes e cosméticos.
Sem o convênio com a Receita Federal, os Estados dificilmente terão como cobrar o ICMS nas importações feitas pelos correios. Se o convênio for assinado, os produtos importados pelos correios ficarão mais caros.

Texto Anterior: Corsa e Mille têm sobrepreço
Próximo Texto: Volks reajusta quatro modelos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.