São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zagallo mantém time-base na Copa América

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A seleção brasileira de futebol, que vai disputar a Copa América no Uruguai, em julho, atuará com o time-base e com o mesmo esquema de jogo usados no Torneio da Inglaterra, competição vencida pelo Brasil no domingo.
Ao anunciar ontem os 22 jogadores convocados para a Copa América, o técnico Mário Jorge Zagallo disse que a equipe continuará atuando no esquema (distribuição dos jogadores em campo) 4-3-1-2 -formação que, segundo ele, torna o time ``mais ofensivo".
``Quando atacamos, o esquema passa a ser o 3-5-2. Essa é uma tática que nunca foi usada na seleção e que demonstrou sua eficiência na Inglaterra", disse Zagallo.
O treinador optou por convocar uma equipe ``mista" para a Copa América, que será disputada de 5 a 23 de julho.
Sua intenção foi mesclar jogadores ``experientes" -dos que Zagallo convocou, oito estiveram na última Copa do Mundo- com atletas ``novos".
Os ``novos" são aqueles em condições de disputar o torneio pré-Olímpico, onde cada equipe pode ter apenas três convocados com idade superior a 23 anos.
Zagallo afirmou que Romário, Bebeto e Márcio Santos não entraram em sua lista porque, para observar novos jogadores, precisava ``abrir mão de alguns nomes".
``Nossa meta é Paris, 98", disse, referindo-se à principal cidade-sede e ao ano da próxima Copa.
``Até lá, as competições que o Brasil disputar servirão para observação. Por isso, é importante chamar jogadores novos".
Zagallo disse que prefere perder a Copa América e ganhar a Copa do Mundo. Ele considera a seleção argentina a favorita para a conquista da Copa América.
O supervisor da seleção, Américo Faria, garantiu que nenhum clube de São Paulo o procurou para pedir a liberação de jogadores -a Copa América coincide com as finais do Campeonato Paulista.
Segundo ele, existe um acordo entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e os times de São Paulo, autorizando a convocação de dois jogadores por clube.
Os convocados se apresentarão no dia 21 e passarão seis dias treinando em Teresópolis. Antes da Copa América, o Brasil vai disputar um amistoso contra a seleção da Polônia, no dia 29, em Recife.

Texto Anterior: Diego Maradona pede redução da suspensão; Vasco não pretende liberar Ricardo Rocha; Proprietário anuncia que Lazio está à venda; Batistuta assina com a Fiorentina até 2000; Brasil continua como líder no ranking da Fifa; EUA vencem outra no Mundial feminino; Campeão olímpico não corre em Atlanta-96
Próximo Texto: Juninho diz que aumenta cobrança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.