São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Perfect Office' concentra mais recursos

CAETANO TRAINA JR.; LUIZ CAMOLESI JR.; MARCUS ROGÉRIO DE OLIVEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pacote da Novell incorpora a maior concentração de recursos e novidades. Sua principal ferramenta, como de resto nos demais pacotes, é o processador de textos. A versão 6.1 do ``WordPerfect" incorpora uma grande quantidade de recursos, além de uma interface muito intuitiva e simples de utilizar.
O aproveitamento que se faz do espaço na tela também é muito bom. Existem diversos tipos de barra, todas configuráveis.
Dispõem também de diversos aplicativos que são compatíveis com outras ferramentas, tais como o corretor gramatical ``Grammatik" e o ``QuickCorrect".
Esse último permite que erros comuns de digitação sejam ensinados, passando a corrigir automaticamente os erros.
À medida que o usuário vai digitando, não se percebe que se digitou algo erroneamente.
A versão recebida é bastante nova, e foi testada ainda em sua versão em inglês.
Nesse pacote, as demais ferramentas também sofreram grandes evoluções desde a versão anterior. O ``Presentations", por exemplo, é um produto que evoluiu muito. Além de uma interface (forma como a tela é apresentada) muito simples e poderosa, os recursos são bastante amplos.
Entre os recursos da galeria de figuras predefinidas, existe por exemplo a possibilidade de compor faces humanas com as figuras fornecidas, compondo as expressões faciais, por exemplo.
A capacidade de importação e exportação de diversos formatos gráficos é também muito extensa. Entre outras coisas, o ``Presentations" acabou com o buraco negro que eram as ferramentas concorrentes ``Power Point" e ``Harvard Graphics", que antes importavam diversos formatos, mas não podiam ter o seu próprio formato importado por outras ferramentas.
O pacote é ainda complementado por outras ferramentas não disponíveis nos demais produtos, amplamente estendidas no da Novell.
Por exemplo, a ``InfoCentral" é uma agenda eletrônica, cuja capacidade de operar em rede local permite que se façam anotações não apenas na sua agenda, mas também na de usuários da rede.
A ferramenta ``Envoy" permite o desenvolvimento conjunto de documentos em uma rede. Qualquer usuário que dispuser das ferramentas que você tiver pode ver e manipular seu documento sem se importar com detalhes, como ter fontes apropriadas ou a configuração de impressora correta.
Conceitos tais como Obex (object exchange) e editor/assinante (Publishing/Subscribing) permitem que isso seja feito com usuários espalhados ao redor do mundo.
A ferramenta ``AppWare" permite que um gerente de sistema padronize atividades de um grupo, criando macros (modelos) que interliguem as diversas ferramentas.
Além de poderosa e flexível, essa ferramenta usa uma linguagem visual para a construção dos aplicativos. E integrando todo o pacote existe o Desktop Application Director (DAD). Trata-se de uma ferramenta que apresenta uma barra de figuras permanentemente na tela, totalmente configurável.
As ferramentas básicas do pacote da Microsoft são no geral igualmente poderosas, embora não apresente diversas das ferramentas mais especializadas existentes no da Novell (leia quadro à pag. 6-4).
(Caetano Traina Jr., Luiz Camolesi Jr., Marcus Rogério de Oli-)

Texto Anterior: 'Windows' está na versão 3.1
Próximo Texto: Saiba quem realizou o teste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.