São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba escolher o melhor estabilizador

DANIEL JAPIASSU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Oscilações da rede elétrica são tão nocivas para o computador como um vírus (programas que se encarregam de danificar arquivos).
A partir do momento em que ocorre uma variação na corrente elétrica, arquivos podem ser perdidos, discos rígidos, danificados, e micros, queimados.
A solução é adquirir um estabilizador, aparelho que evita oscilações da rede elétrica. Mas fique atento: algumas precauções na hora da compra podem evitar aborrecimentos futuros.
Se você possui um computador 486 com monitor SVGA de 14 polegadas e uma impressora matricial de até 130 colunas, deve optar pelos estabilizadores de 0,8 KVA (em torno de R$ 35).
Mas o que é KVA? É uma medida de eletricidade correspondente à multiplicação da voltagem e da amperagem do equipamento. Por exemplo: 110 volts X 5 ampère = 550 VA, ou 0,5 KVA.
No caso de dois ou três computadores ou de um computador com impressora a laser -que consomem mais energia-, prefira os de 1,2 KVA (cerca de R$ 65).
Outro conselho dado por engenheiros de fábricas de estabilizadores, consultados pela Folha, é sempre conferir a voltagem de sua instalação elétrica.
Em muitas cidades brasileiras, a rede não é de 110 volts, mas de 127 volts. Na hora da compra, peça para que o vendedor faça o teste do voltímetro. O marcador de voltagem não pode ultrapassar a frequência de sua rede (110, 127 ou, em alguns casos, 220 volts).
Redes de computadores são um capítulo à parte. Não meça a quantidade de KVA do estabilizador pelo número de computadores e impressoras de sua rede (cinco computadores = 5 KVA).
Multiplique a amperagem e a voltagem de cada micro e compre um aparelho que atenda às suas necessidades.

Texto Anterior: Dicas mostram como fazer
Próximo Texto: Placa de fax/modem também é alvo de raios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.