São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Reforço francês chega à Croácia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França desembarcou ontem 200 soldados integrantes da primeira unidade da força de reação rápida no porto de Split, cidade no sul da Croácia.
A força, que ainda não tem comando ou autoridade definida, é proposta pela França, Reino Unido e Holanda para defender os soldados da ONU em missão de paz na ex-Iugoslávia.
A idéia surgiu depois da tomada de militares da ONU como reféns pelos sérvios bósnios. A bem-sucedida ação dos EUA para resgatar seu piloto abatido pelos sérvios acelerou a formação da força.
Os franceses, que integram uma companhia de infantaria, serão chefiados pelo general André Soubirou. Ele espera agora ordens do governo francês sobre qual missão terá de cumprir.
A força, caso seja efetivamente formada, terá 10 mil homens e custará aproximadamente US$ 270 milhões (R$ 243 milhões) para ser organizada.
O alto custo é um dos principais obstáculos para os EUA aprovarem apoio à força.
Ontem, o governo da Ucrânia afirmou que pretende mandar 600 homens para integrar forças da ONU na Croácia e Bósnia.
Hoje, há 1.200 ucranianos em missão de paz das Nações Unidas na região da ex-Iugoslávia.

Texto Anterior: Bósnios tentam romper cerco a Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.