São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França retoma testes nucleares em setembro

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França vai retomar seus testes nucleares no oceano Pacífico a partir de setembro, anunciou ontem o presidente Jacques Chirac.
Serão oito testes entre setembro e maio do ano que vem. Depois, o país deve assinar o acordo final entre os membros do Tratado de Não-Proliferação nuclear que bane os testes nucleares do planeta.
"Eu tomei a decisão porque a considero do maior interesse para nosso país. A decisão, lógico, é irrevogável", afirmou Chirac.
Segundo ele, é necessário testar o poderio das armas nucleares francesas antes que seja impossível experimentá-las fora das simulações de laboratório.
O país quebra, assim, uma moratória nos testes imposta desde abril de 1992 pelo antecessor de Chirac, o socialista François Miterrand.
O último teste da França, país que tem a bomba desde 1960, ocorreu em junho de 1991. A moratória de Miterrand também é realizada pelos EUA, Rússia e Reino Unido.
O conservador Chirac disse também que seu governo está estudando o fechamento de sua única base de mísseis em terra, em Albion (sul).
Se isso ocorrer, o país terá apenas mísseis carregando ogivas nucleares em submarinos, que têm maior mobilidade.
Segundo diplomatas norte-americanos em Washington, o governo dos EUA está insatisfeito com a decisão francesa, mas não deve emitir posição oficial.
A entidade ambientalista Greenpeace enviou ontem o navio "Rainbow Warrior" para a região dos testes. O grupo é contrário às explosões e vai tentar evitá-las.

Texto Anterior: Clinton apresenta seu plano contra o déficit; 'Cheiro ruim' em trem intoxica 2 em Tóquio; ONU assume tutela de crianças de Ruanda; Guerras e gasto com armas caem em 94; Piratas em Hong Kong roubam R$ 1,44 mi; General Contreras é internado no Chile
Próximo Texto: Berlusconi é acusado de sonegação fiscal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.