São Paulo, sábado, 17 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona Franca cria novo conflito

DE BUENOS AIRES

O próximo conflito entre Argentina e Brasil será a fixação de um sistema tributário comum para a Zona Franca de Manaus e a Zona Franca de Terra do Fogo. O governo brasileiro quer retirar os privilégios atuais dos argentinos.
Atualmente, não existe nenhum acordo sobre a tributação de produtos da Zona Franca de Manaus que ingressem na Argentina, nem para a entrada de bens fabricados na Terra do Fogo no Brasil. Por causa disso, o governo brasileiro resolveu adotar alíquota zero para produtos da Terra do Fogo.
Empresários brasileiros já reclamaram junto ao Ministério da Indústria e Comércio que a chamada linha branca (geladeiras, máquinas de lavar e fogões) e aparelhos de televisão estão sendo adquiridos por supermercados brasileiros na Zona Franca de Terra do Fogo por causa da alíquota zero.
Também neste caso, os argentinos somente teriam a perder. As fábricas instaladas na Zona Franca de Terra do Fogo somente ainda não entraram em colapso por causa das vendas para o Brasil.
Segundo a Folha apurou, o próprio Domingo Cavallo queria extinguir com a Zona Franca de Terra do Fogo. Desistiu da idéia quando soube que a Zona Franca de Manaus está prevista na Constituição brasileira.

Texto Anterior: Menem confirma que vem para encontro
Próximo Texto: Modelo segue o argentino, afirma Serra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.