São Paulo, sábado, 17 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder tem fama de linha-dura

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Chamil Basaiev, 30, líder dos guerrilheiros que tomaram o hospital de Budennovsk, é considerado um dos mais experientes chefes militares da Tchetchênia.
Motivado por uma guerra que matou 11 pessoas de sua família, Basaiev é um nacionalista com nome inspirado no do imã Chamil, que entre 1819 e 1859 combateu os russos.
Sua carreira militar é bem-sucedida. Depois de liderar a campanha da Abkházia, quando combateu o governo da Geórgia ao lado de separatistas em 1993, Basaiev criou a fama de ser um linha-dura.
No exército tchetcheno, ele virou homem de confiança do líder separatista Djokhar Dudaiev. Liderou unidades de elite, comandou a guarda pessoal de Dudaiev e virou chefe do exército com o começo da guerra.
Em Moscou, as medidas especiais de segurança contra suspeitos de serem terroristas continuaram em vigor ontem.

Texto Anterior: Russos ameaçam invadir hospital ocupado
Próximo Texto: Chineses retiram seu embaixador dos EUA; A FRASE; Polícia acusa Cartel de Cali por bomba; Calor mata cerca de 300 pessoas na Índia; Michael Jackson será julgado em SP; Queda de avião russo mata 12 passageiros; Russos confiscam 5 toneladas de zircônio; Massieu afirma que recebeu ameaças; Michael se desculpa por letra de música
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.