São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Governo tem de negociar com sete `bancadas'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após atender a pedidos da Frente Parlamentar da Agricultura, o governo federal sofre a pressão de pelo menos mais seis grupos.
Representantes dos setores da saúde, vestuário, calçadista, pecuária leiteira, cana-de-açúcar e cerâmica, esses grupos totalizam uma bancada de cerca de 360 parlamentares.
Eles se organizam nas comissões técnicas da Câmara e do Senado, formam frentes parlamentares e negociam com os ministérios da Fazenda e do Planejamento.
Os grupos ligados à indústria pressionam o governo a adotar alíquotas mais elevadas e cotas de importação para produtos que chegam do exterior com preços mais baixos do que os similares nacionais.
Pelo menos 12 deputados são proprietários de usina de cana, segundo afirma o coordenador da Frente Agrícola, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). Outros 30 estariam ligados indiretamente ao setor.
Os grupos da cana-de-açúcar e da pecuária leiteira (80 parlamentares) são subdivisões da Frente Parlamentar da Agricultura, conhecida como bancada ruralista, mas encaminham negociações em separado com o governo.

Texto Anterior: Saiba os outros temas da coleção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.