São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Índice

Bairros oferecem bom padrão a preço baixo

RODRIGO AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado imobiliário da zona leste se caracteriza pela forte procura. ``A velocidade de vendas é muito grande", diz Fábio Rossi Filho, da imobiliária Itaplan.
Edmar Maranhão, da Lucio Engenharia, conta que vendeu 67 dos 168 apartamentos do seu último empreendimento lançado na região (condomínio Principado de Mônaco) em apenas um final de semana.
Os apartamentos mais procurados são os de dois ou três dormitórios, com áreas de até 80 m2. Mas é possível encontrar na Vila Carrão e na Vila Formosa imóveis de quatro quartos e mais de 200 m2.
Já no Jardim Aricanduva, próximo ao Shopping Leste Aricanduva, podem-se comprar imóveis de um padrão um pouco mais baixo, com áreas entre 50 m2 e 60 m2.
Rossi Filho acredita que a cidade deve continuar crescendo na direção leste. ``Os imóveis são muito competitivos e a região só tende a melhorar", explica.
Para as construtoras, o principal atrativo são os preços baixos dos terrenos. Na Vila Carrão, o metro quadrado custa, em média, R$ 375. No Tatuapé, chega a R$ 575. Isso tem ajudado a acabar com o preconceito contra a região.
``Moradores de bairros como Lapa e Pompéia estão começando a se interessar pela zona leste", afirma Luís Antônio Pompéia, da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos Sobre o Patrimônio).
Infra-estrutura
Tomás Nioac Salles, da Goldfarb, destaca que a zona leste recebeu diversas obras viárias e incrementou a sua estrutura comercial nos últimos anos.
A canalização do rio Aricanduva, que deu origem à avenida de mesmo nome, facilitou o acesso à região pela avenida Radial Leste.
A extensão da linha leste-oeste do metrô até a estação Itaquera provocou efeito semelhante.
Mas o ritmo de crescimento da região foi intenso e a melhoria na infra-estrutura viária, insuficiente. Resultado: o trânsito voltou a se complicar, principalmente a partir da Radial Leste.
Tomás Salles acha que o crescimento deve continuar em direção ao shopping Leste Aricanduva e ao supermercado Carrefour da avenida Rio das Pedras.
O shopping Leste foi inaugurado em 1991 e ocupa um terreno de 163 mil m2 na avenida Aricanduva. Tem 325 lojas e recebe 1,2 milhão de visitantes por mês.
O shopping reúne lojas de departamentos como C&A e Pernambucanas e fast food como McDonald's, Pizza Hut e KFC (Kentucky Fried Chicken).

Texto Anterior: Fehab vai voltar para o Parque Anhembi em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.