São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

vacinas são novidade

HELOISA HELVECIA

Novas vacinas, aprovadas para uso humano e ministradas em outros países, já estão à disposição em alguns consultórios por aqui. Uma delas é a HIB, recomendada pela Academia Americana de Pediatria. É indicada já no primeiro ano de vida e imuniza contra o vírus haemophilos, causador da mais perigosa das meningites. São três doses -a primeira pode ser dada já a partir do segundo mês de vida. Mulheres grávidas não podem ser vacinadas.
HBV
Importante para adultos e crianças, a vacina contra a hepatite B, desenvolvida pela engenharia genética, imuniza contra uma doença que mata por ano dois milhões de pessoas no mundo. A hepatite B é transmitida como a Aids, com um agravante: além de esperma e sangue, o contágio também se dá por saliva. Deve ser ministrada em três doses.
Vaxigrip
Uma vacina francesa contra a gripe também desembarcou no país. O laboratório francês Pasteur Marieux desenvolveu uma vacina inativada -ou seja, feita com os vírus purificados, sem capacidade de produzir a doença. Há muitos vírus diferentes que causam gripe, mas os que estão na vacina representam de 60% a 80% dos vírus das gripes de inverno. Uma só dose.
H.H.
fontes: Cláudio Len, Décio Len e Jairo Len/pediatras. Tel. 212-8477

Texto Anterior: assalte o armário dela
Próximo Texto: overdoses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.