São Paulo, domingo, 18 de junho de 1995
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Fiat investe US$ 1 bilhão para lançar dois sucessores do Tipo

DA REDAÇÃO; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Investimento de US$ 1 bilhão e 32 meses de trabalho foram necessários para que a Fiat colocasse na rua seus dois novos carros médios, sucessores do Tipo.
Bravo (duas portas) e Brava (quatro portas), os gêmeos da montadora italiana, destacam-se por suas personalidades distintas, apesar de ter a mesma estrutura. As carrocerias são adaptadas sobre o mesmo chassi.
Algumas versões disfarçadas, em fase de testes de resistência, foram flagradas rodando na Itália, em maio.
O lançamento oficial do Bravo e do Brava acontece na Alemanha em setembro, durante o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt.
Os novos modelos da Fiat devem vir para o Brasil.
Os nomes foram selecionados entre 450 possíveis. São palavras de fácil pronúncia em todas as línguas. Adjetivos usados como elogio em boa parte do mundo.
No projeto 182 (sigla criada pela Fiat para o desenvolvimento dos novos modelos), trabalhou uma equipe de cem profissionais.
Os dois gêmeos criados por essa equipe se transformaram nos canibais do modelo Tipo, que deixará de ser produzido.
A partir daí, Bravo e Brava serão os grandes representantes da Fiat no segmento C (médios) do mercado automobilístico europeu. Trata-se de um pilar estratégico no mercado do Velho Mundo.
No total, os dois modelos terão 24 versões. A produção está estimada em 400 mil unidades/ano.
As motorizações multiválvulas, com versões 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0, oferecem potências que vão dos 80 aos 150 cavalos-vapor.
O câmbio é mecânico de cinco marchas. Linhas arredondadas reforçam a vocação esportiva de ambos os modelos.
Na categoria dos carros médios, Bravo e Brava são os que apresentarão maior número de equipamentos de série.

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