São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
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FHC usa Sula para falar a caminhoneiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso usou ontem o programa de rádio ``Palavra do Presidente" para prometer a recuperação de estradas com US$ 1 bilhão emprestado pelo Bird (Banco Mundial) e a transferência posterior de rodovias federais para Estados.
FHC prometeu ainda duplicar estradas federais da região Sul e evocou a cantora, conhecida como ``rainha dos caminhoneiros", Sula Miranda. A seguir, a íntegra da fala de FHC:

``Hoje eu quero conversar com os motoristas, com os caminhoneiros que cortam o país de sul a norte, que enfrentam todos os dias os perigos do asfalto. Do asfalto não, dos buracos do asfalto. A situação de nossas estradas, em geral, é muito ruim. Isso vem de muitos anos. Faltou manutenção, faltou conserto, e, hoje, precisamos ser realistas: não é com milagres nem com mágicas que vamos recuperar os 54 mil quilômetros de estradas federais pavimentadas. É com trabalho sério, com divisão de responsabilidades e buscando a parceria de todos que possam ajudar.
Deixa eu contar o que nós estamos fazendo. Desde o início do governo, o Ministério dos Transportes vem trabalhando com os secretários estaduais de Transportes para definir o que é estrada federal, estadual e municipal. A partir disso, vamos transferir algumas rodovias para os Estados. Aí, o Ministério dos Transportes vai ter dinheiro para cuidar das estradas federais.
Os governadores estão gostando muito da idéia. O do Paraná quer que todas as estradas que cortam o Estado fiquem sob responsabilidade do governo paranaense, menos a BR-116, que liga São Paulo a Curitiba.
Minas Gerais tem 11 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, e o governo do Estado quer cuidar de 7.000. Na nossa previsão, dos 54 mil quilômetros de estradas federais, no mínimo 15 mil passarão para os Estados. Mas o governo não vai entregar essas estradas na situação que em elas estão. Estamos tomando um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco Mundial para, primeiro, recuperar as estradas. Estamos dividindo responsabilidades, porque é melhor para todos.
Vejam o exemplo de São Paulo. As melhores estradas do país estão lá. E sabem por quê? Porque é o governo do Estado quem cuida. Outros Estados podem fazer o mesmo e podem buscar a ajuda dos empresários para construir novas estradas e recuperar as que existem.
O governo federal adotou essa política. Estamos privatizando algumas rodovias. A via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, a BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora, a que liga o Rio de Janeiro a Teresópolis e a rodovia que liga Porto Alegre à cidade de Osório, no Rio Grande do Sul. Todas elas estão sendo privatizadas. A ponte Rio-Niterói já foi privatizada. Foi entregue a um consórcio de empresas que tem seis meses para recuperar a ponte, antes de começar a cobrar o pedágio. A idéia é privatizar 5.000 quilômetros de estradas.
Outra decisão importante é a duplicação de algumas rodovias, uma reivindicação antiga dos motoristas e um pedido da cantora amiga dos caminhoneiros, a Sula Miranda, que me visitou na semana passada. Nós vamos melhorar as condições de tráfego nas chamadas `rodovias da morte', que ligam São Paulo ao sul do país, palcos de tantos acidentes com mortes. Vamos duplicar a BR-116, de São Paulo a Curitiba, e a BR-101, até o município de Palhoça, e vamos concluir a duplicação da BR-376, de Curitiba até a fronteira de Santa Catarina, que já está quase pronta.
E eu já determinei que parte do dinheiro do Imposto de Importação de petróleo seja usado pelo Ministério dos Transportes na recuperação e na conservação das estradas federais.
E eu sei que não é apenas a situação das estradas que dá dor de cabeça a você, caminhoneiro, que está me ouvindo. Os frequentes roubos de cargas também andam tirando o seu sono. E não é para menos. Já existem verdadeiras indústrias especializadas nisso. É isso mesmo. Especializadas. Uma em medicamentos, outra em equipamentos eletrônicos. É um absurdo. O que o governo pode fazer? O governo está se organizando para combater esse crime. O Ministério da Justiça está instalando terminais de computador nos postos da Polícia Rodoviária Federal, que terão acesso a um cadastro nacional de veículos roubados.
Além disso, há um projeto de lei no Congresso que cria um sistema nacional para combater esse tipo de crime e prevê o trabalho conjunto dos órgãos federais, estaduais e municipais. Nós vamos agilizar a aprovação desse projeto no Congresso para acabar com a impunidade desses empresários que constroem seus impérios roubando cargas.
E já que o assunto de hoje é estrada, eu quero terminar o programa com um apelo, um apelo aos motoristas: dirijam com responsabilidade, controlem a velocidade e não façam da bebida uma companheira de viagem. Todos os anos, mais de 25 mil brasileiros morrem em acidentes de trânsito. Mudar essa estatística vergonhosa não é uma tarefa só do governo. A paz nas ruas e estradas depende de cada um de nós."

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