São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interpretação é frustrante

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Programas simples ajudam ou atrapalham a analisar passado, presente e prever o futuro?
Para responder a questão, o astrólogo Maurice Jacoel testou três dos volumes da coleção ``Trio Esotérico".
O primeiro, sobre mapa astral, astrologia eletiva e estrelas, mostrou cálculo correto, mas limitação a cidades brasileiras, o que inviabiliza a confecção de mapas natais de estrangeiros.
Sobre as estrelas, o programa traz a listagem delas no dia do nascimento, acerta no cálculo, mas não atualiza a interpretação. Formulado na Idade Média, o significado das estrelas é carregado de negativismo. A Algol, por exemplo, é associada à decapitação.
No que diz respeito à retificação do horário do nascimento, o programa sugere que se faça um mapa para cada uma das 24 horas do dia e se decida por eliminação.
O volume 4, que trata dos trânsitos planetários, pressupõe que a pessoa já tenha noções de astrologia. Os leigos ficam com mais dúvidas que respostas.
O volume 6 apresenta tabela lunar para corte de cabelo que pode ser útil. Já o horóscopo asteca funciona mais como curiosidade.
Para Jacoel, o maior problema desses programas é deixar frustrado quem os consulta.
(LR)

Texto Anterior: Máquina de 1978 faz mapas quadrados
Próximo Texto: Serviços on line dão informações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.