São Paulo, quarta-feira, 21 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placas e soft fazem música no computador

MARCELO CROZERA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Desde que a placa de som e o CD-ROM com programas de aprendizado e composição musical foram lançados, criar música no computador já é parte da rotina de muitos usuários.
O micro auxilia tanto músicos profissionais quanto pessoas que nunca aprenderam a tocar.
Para os profissionais, há programas mais complexos e completos, que abrangem desde a notação musical na partitura até o arranjo e o acompanhamento.
Zezinho Mutarelli, compositor de trilhas para peças publicitárias e dono do estúdio Sax So Funny, utiliza vários programas em seu Macintosh Quadra 650.
O computador tem uma placa Sample Cell, interna, para armazenar trechos de músicas ou instrumentos musicais digitalizados.
Esses "samples" são exportados para um teclado controlador por uma interface Midi, sigla em inglês para Interface Digital de Instrumento Musical. Midi é uma linguagem pela qual instrumentos eletrônicos compatíveis podem se comunicar entre si.
A principal utilidade da Midi é exportar sequências musicais com informações sobre suas notas musicais: duração, pitch (velocidade), intensidade, frequência e efeitos como eco e decaimento.
Um dos programas sequenciadores mais avançados para Mac e PC é o ``Logic Audio" (Emagic, preço original US$ 700).
Nele, além de criar as sequências, também pode ser feita a composição da música na própria partitura, a correção de notas desafinadas e o acorde (conjunto de três ou mais notas simultâneas) já gravado. O programa também permite mudar o tempo (duração das unidades de um compasso musical) de uma sequência sem mudar a velocidade.
O músico André Macruz, do estúdio multimídia Media Center, utiliza três placas com funções musicais em seu PC 486, de 100 MHz e 16 Mbytes de memória.
Além da placa de som Sound Blaster, ele instalou a Voyetra, com o programa sequenciador ``Sequencer Plus Gold" (Voyetra, preço original US$ 200), capaz de sincronizar sinais de áudio com vídeo. Tem ainda a RAP 10, uma das mais avançadas da Roland para digitalização de sons no formato de ondas.
Macruz utiliza um teclado Korg 73 para controlar o som exportado pelo PC, mas acredita que em breve os teclados eletrônicos estarão totalmente obsoletos. Isso porque todas essas placas estão saindo no mercado estrangeiro no formato de cartões, que podem ser acoplados em micros portáteis pela saída serial (espécie de porta).
O estúdio do músico profissional será totalmente portátil em um futuro muito próximo.

ONDE SABER MAIS
ENAGIC: fax (001-916) 477-1052; VOYETRA TECHNOLOGIC: fax (001-914) 966-1107;
BLUE RIDDON COUNDWORKS: fax (001-404) 315-0213; DR. T'S MUSIC SOFTWARE: fax (001-617) 455-1460

Texto Anterior: Serviços on line dão informações
Próximo Texto: Novos Power Mac têm velocidade de até 132 MHz; IBM lança máquinas com PowerPC 604; Intel anuncia novo processador Pentium; Soft `Winfax Pro 4.0' em promoção na Magnasoft; Computer Express faz promoção de micros 486
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.