São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção busca estrelas para lugar de Paula e Hortência

Time feminino treina para desafio da medalha olímpica

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Um ano após a conquista do título mundial na Austrália, a seleção brasileira feminina de basquete inicia uma nova fase.
Sem as estrelas Hortência, que encerrou sua carreira, e Paula, que anunciou sua retirada da seleção, o time nacional já treina para a Olimpíada de Atlanta/96.
É um momento especial para seleção, que desde 1976 sempre contou com o basquete de Paula e Hortência. Agora, a equipe procura substitutas para a dupla.
As candidatas naturais são a armadora Branca para o lugar de Paula -coincidentemente são irmãs- e a armadora Helen para o posto de Hortência.
A liderança que a dupla exercia sobre o time, respaldada pela técnica e a habilidade que exibia, tem outra candidata: a ala Janeth, a nova estrela da equipe.
Para outro desafio do time -a luta pela conquista de uma inédita medalha olímpica-, a ``rainha do basquete", Hortência, 35, faz um alerta às suas ex-companheiras.
``Elas não devem sentir a responsabilidade de ter que ganhar porque o Brasil é campeão do mundo. Devem jogar naturalmente", afirmou Hortência, que está grávida e assegura que não sentirá saudades das quadras.
``Já era hora de eu assumir uma outra etapa na minha vida. Deixar de jogar foi uma decisão consciente", falou.
A seleção está concentrada no hotel Alpino, na cidade de São Roque (42 km a oeste de São Paulo), onde realiza seus treinos.
No próximo dia 30, o time segue para o Japão. Vai disputar uma série de jogos contra equipes daquele país.
``A filosofia do time continua a mesma: aplicação defensiva, contra-ataque e valorização da posse da bola", declarou o técnico Miguel Ângelo da Luz.
A seleção estava inativa desde a conquista do título mundial, em junho do ano passado, na Austrália. A medalha de ouro no Mundial classificou o time para a Olimpíada de Atlanta.
Apenas o Brasil e a equipe dos EUA, promotores do evento, têm vaga assegurada na Olimpíada.

Texto Anterior: Técnico define time amanhã
Próximo Texto: Ala Janeth deve assumir liderança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.