São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

'Noções de Coisas' dá lição de espanto

Folha promove lançamento do livro de Darcy Ribeiro

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo livro do antropólogo e senador Darcy Ribeiro, ``Noções de Coisas", será lançado no próximo dia 30, com promoção da Folha, editora FTD e do Memorial da América Latina.
Com esse trabalho, Ribeiro põe em suspenso a certeza que existe em torno dos objetos e fatos mais cotidianos. Destinado ao público juvenil, recupera o espanto frente a coisas comuns como a eletricidade, o vírus, o zero, o dinheiro.
Revisitadas, causam estranheza. Bem pensadas, são quase milagres. A eletricidade, por exemplo:
``Dizem que a maior parte da eletricidade que usamos vem das quedas d'água (...). Mas todos estão de acordo que ela não está na água que cai. Está só na força com que ela cai para mover as ventoinhas dos dínamos, que, girando velozmente, geram a eletricidade colhida por umas escovinhas. (...) Surge, assim, sem gastar a água, nem o dínamo. Gera-se a si mesma, como um milagre."
No caso do dinheiro, o autor usa a história de um índio, espantado que uma mesma nota pudesse comprar tantas coisas diferentes.
``Naquele tempo, com cinco cruzeiros, se podia comprar um cacho de bananas. Com a mesma nota, o feirante podia comprar certa quantidade de sabão. O dono da fábrica de sabão podia, por sua vez, comprar um remédio. E o farmacêutico compraria um cacho de bananas, e tudo começaria outra vez. O índio garantia que alguém estava enganando alguém. Eu dizia que não. Negava. Mas não tenho certeza."
Minar as certezas é o objetivo do livro. ``O que eu quero é que o jovem use a própria cabeça, seja questionador", diz Darcy Ribeiro. ``É para deixarem de acreditar demais na ciência e na educação".
``Noções de Coisas"
Na ocasião do lançamento no Memorial, serão apresentados vídeos baseados no livro e haverá a participação do grupo circense Acrobático Fratelli. Darcy Ribeiro e Ziraldo Alves Pinto, que ilustrou o livro, lerão alguns capítulos.
Ziraldo não foi mero ilustrador, mas co-autor. Fez o projeto gráfico, procurando uma apresentação visual provocativa como o texto.
``É uma conversa de tio maluco, que xinga o pai da gente na nossa frente e nos abre as portas do mundo", diz Ziraldo. ``Uma boa conversa com adolescente não pode usar outra linguagem."

Livro: Noções de Coisas (FTD)
Quanto: R$ 13
Lançamento: dia 30, às 10h, no Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664)
Convites: podem ser retirados a partir de segunda-feira em horário comercial na portaria da Folha (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos).

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.