São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

SUÉCIA

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
ENVIADA ESPECIAL À SUÉCIA

Vikings loiros, altos e fortes. Lagos cristalinos e densas florestas. Neves eternas. Águas e ilhas de Estocolmo, a capital. Morangos Silvestres. Ingrid Bergman, magnífica. Prêmio Nobel.
A realidade é bem mais fascinante do que qualquer imagem que você possa ter da Suécia. A começar pelos suecos e suecas, lindos, com inocentes e profundos olhos azuis.
O cuidado com a beleza está em toda parte: arquitetura, cristais, roupas, florestas, estradas. Modelo de civilização para toda a Europa, a Suécia nem parece ter sido a mãe dos povos chamados bárbaros por gregos e romanos.
Hoje, muitas garantias sociais dos imigrantes, alguns deles refugiados políticos, estão em processo de extinção. Mas o Estado ainda cobra impostos suficientes para dar casa e renda mínima de US$ 300 para os suecos.
O verão do Hemisfério Norte, que começa agora, é a melhor época para visitar o país. É bom aproveitar: os preços suecos, com fama de mais altos da Europa, estão hoje semelhantes aos praticados em São Paulo.

LEIA MAIS
sobre a Suécia nas págs. 6-2 a 6-10.

Próximo Texto: Pacotes incluem Dinamarca e Noruega
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.