São Paulo, sábado, 24 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pioneira atendeu 120 usuários

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde abril passado, a cidade de Salvador mantém o primeiro serviço de troca de seringas para dependentes de drogas do país. Cerca de 120 usuários compareceram nos postos para trocar seringas ou conhecer o programa.
O projeto é coordenado pelo Cetad (Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas), ligado à Universidade Federal da Bahia e apoiado pelo governo do Estado.
Há dois anos o Cetad vem tentando se aproximar dos usuários de drogas injetáveis, o grupo mais arredio e difícil de ser contactado entre os dependentes.
Tarcísio Matos de Andrade, coordenador do programa, diz que a troca de seringas é apenas um item dentro de um conjunto de ações preventivas.
Por isso prefere não revelar quantas seringas já foram distribuídas. ``O importante é que dois anos atrás não tínhamos contato com nenhum dependente de drogas injetáveis e hoje 120 já nos procuraram", diz.
Segundo ele, a maioria vem em busca de informações e não se nega a procurar os serviços de saúde. ``Muitos vêm dizer que estão reduzindo a prática ou usando drogas mais leves. A maioria tem trabalho fixo e responde favoravelmente quando tem oportunidade. Não é verdade que sejam irrecuperáveis."
(AB)

Texto Anterior: Promotor critica programa
Próximo Texto: Justiça impediu início do programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.