São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil quer ser chamado de moreno e só 39% se autodefinem como brancos

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Os tons da cor da pele variam, mas há um consenso: os brasileiros não gostam de ser chamados de pardos e preferem a denominação de morenos.
A pesquisa do Datafolha mostra que 43% dos entrevistados se auto-atribuem a cor morena e suas variações -moreno claro e moreno escuro- contra 6% que se autodefinem como pardos e 1% como mulatos.
O total de morenos, morenos claros e morenos escuros é até mesmo maior do que o de brancos. Na resposta espontânea -onde cada um pode se dizer da cor que achar mais adequada- apenas 39% se consideram brancos.
Quando se compara a resposta espontânea com a cor observada pelos pesquisadores, a rejeição ao termo pardo fica mais visível.
Setenta e um por cento dos que se classificaram como morenos são vistos como pardos pelos pesquisadores.
Há também o outro lado da moeda. Dos que se consideram morenos, 24% foram vistos como brancos pelos pesquisadores.
``Moreno é a cor do Brasil. Ninguém gosta de ser chamado de neguinho ou de branquinho", sintetiza Ézio San, vocalista do grupo de pagode Os Morenos.

Texto Anterior: Conheça a lei sobre racismo
Próximo Texto: ``Pardo é um saco de gatos", diz estatística
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.