São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Datafolha revela o brasileiro

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

No início dos anos 60, o sociólogo Florestan Fernandes, cunhou uma frase: ``O brasileiro não evita, mas tem vergonha de ter preconceito".
O Datafolha furou essa vergonha. Fez a maior pesquisa da história do Brasil sobre preconceito de cor. No levantamento, 87% dos pesquisados não-negros manifestam algum preconceito ao responder o questionário. Mas só 10% enxergam preconceito naquilo que fazem.
Datafolha também descobriu que o brasileiro não gosta de ser chamado de ``pardo". Prefere ser moreno, uma designação que o IBGE não reconhece.
Os pobres, e não os ricos, são os que mais manifestam preconceito contra negros. Mais da metade dos negros aceita o enunciado ``negro bom é de alma branca". E os negros dizem estar satisfeitos consigo mesmos: 77% dos entrevistados não querem mudar sua aparência.
O Datafolha relatou sua pesquisa em 167 páginas. Hoje, a Folha a apresenta neste caderno especial.(FR)

Texto Anterior: RACISMO CORDIAL
Próximo Texto: ÍNDICE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.