São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade menor também tem racismo

DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

Uma das suposições correntes é a de que o preconceito racial é menor nas cidades pequenas, em razão da convivência mais próxima entre as pessoas.
Mas o Datafolha constatou que isso não é verdade. Moradores de municípios pequenos demonstram um sentimento racista em proporção quase idêntica à verificada em municípios médios e grandes.
Um exemplo. Entre os entrevistados brancos, a mesma porcentagem (5%) demonstrou muito preconceito -em cidades grandes e pequenas- ao ser indagada se concordava ou não com certas afirmações abertamente racistas.
E ainda: nos municípios de diferente porte, varia em apenas três pontos percentuais a proporção dos negros que não manifestam nenhum sentimento racial, seja com relação a si próprios (ao acreditarem que são inferiores) ou em relação aos mulatos e aos brancos.
Essa constatação apresenta, como exceção, o caso dos entrevistados brancos que não apresentam qualquer preconceito.
Nas cidades grandes (17%), eles são ligeiramente mais numerosos que nas cidades médias (14%) e, nestas, também em número maior que nas cidades pequenas (12%). Não são cifras que permitam, de qualquer modo, inferir variações abruptas de preconceito racial.

Texto Anterior: Martins só gosta de `preto educado'
Próximo Texto: Ex-favelado é empresário e milionário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.