São Paulo, domingo, 25 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pobre manifesta mais preconceito

DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE

Independentemente da região pesquisada pelo Datafolha, quem tem mais dinheiro tende a ser menos racista e, inversamente, o preconceito racial é maior nas faixas da população de menor renda.
No Sudeste, por exemplo, 71% dos mais ricos não manifestam preconceito, 12 pontos a mais do que os mais pobres. No Sul, a diferença é de 18 pontos, no Nordeste de 15 pontos e no Norte/Centro-Oeste de 24.
Com exceção do Nordeste, nas demais regiões a parcela dos muito preconceituosos de baixa renda é bem menor que a dos entrevistados de renda mais elevada.
A tendência mereceria ao menos duas interpretações.
A primeira: a população de maior renda é também a de maior nível de escolaridade, o que permite encarar de maneira mais racional o caráter irrelevante que a cor da pele possui.
A segunda: numa sociedade carente, as pessoas de renda mais baixa precisam competir mais umas com as outras em torno de necessidades essenciais. A cor da pele pode então virar critério para a desqualificação do concorrente.

Texto Anterior: Ex-favelado é empresário e milionário
Próximo Texto: Djumbai cuida da cultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.