São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calor torna bactérias do queijo nocivas

ABI BERGER
DA "NEW SCIENTIST"

Coisas surpreendentes acontecem com as bactérias quando elas saem do frio. É o caso, por exemplo, da listeria.
Basta passarem algum tempo resfriadas e depois um pouco de tempo sob calor e essas bactérias não apenas se reproduzem mais rapidamente como também têm sua ação agravada.
Os queijos moles e patês são os lugares favoritos da listeria, e a pasteurização malfeita ou má conservação dos alimentos causam surtos esporádicos de listeriose, uma forma particularmente perigosa de intoxicação alimentar.
Agora cientistas que pesquisam a listeria no Camr (Centro de Microbiologia e Pesquisas Aplicadas), no Reino Unido, descobriram que a estratégia empregada pela maioria das pessoas para desfrutarem seus queijos moles ao máximo é arriscada.
Segundo Aileen West, do Camr, a pior coisa que se pode fazer é manter o queijo na geladeira e depois tirá-lo antes de comer para tê-lo com seu sabor pleno.
Quando cultivadas a 4°C -a temperatura normal de geladeiras-, o número de bactérias dobra a cada 18 horas.
Sob temperatura ambiente, o tempo necessário para seu número dobrar é sete horas. Mas West diz que as bactérias ``florescem" quando mantidas sob condições de uma geladeira e em seguida à temperatura ambiente.
A equipe tirou amostras de sua cultura mantida a 4°C e as colocou sob 37°C. As bactérias cultivadas a esta temperatura dobram de número a cada 7,4 horas.
A cultura que havia sido tirada do frio multiplicou-se cerca de oito vezes no mesmo período.
Segundo West, ninguém sabe por que isso acontece. "Pode ser que as enzimas que a listeria precisa para crescer sejam ativadas por baixas temperaturas", diz ela.
"Mas não sabemos se a mesma coisa acontece quando a listeria se esconde em queijos, porque outros ingredientes, como o sal, também exercem influência sobre o crescimento de bactérias."
As baixas temperaturas também parecem alterar o potencial de causar doenças que as bactérias possuem. A 4°C, West encontrou dois tipos de Listeria monocytogenes crescendo.
O primeiro era a linhagem "mãe" original, enquanto a segunda parecia ser uma forma mutante que era muito mais nociva.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Extrema esquerda disputa 2º turno em SP
Próximo Texto: Ruas ganham durabilidade com mistura de tiras de aço e concreto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.