São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PUNK DE VERDE E AMARELO

RONALDO SOARES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O punk atinge a maioridade neste ano e ganha pelo menos uma homenagem brasileira.
Assumidamente influenciados pelo movimento que apareceu há 18 anos, Dinho Ouro Preto (ex-Capital Inicial e atual vocalista do Vertigo) e Dado Villa-Lobos (guitarrista do Legião Urbana) lançam um disco para homenagear o punk.
No álbum, Dado e Dinho vão reinterpretar canções de bandas do gênero. A dupla selecionará também algumas músicas de grupos da geração new wave (como Blondie), estilo que sucedeu o punk rock, dos Ramones.
A intenção dos músicos, garante Dinho, é fazer do disco o ``tributo a uma era". É uma forma de retribuição, segundo ele, a um estilo que influenciou vários grupos em Brasília, nos anos 80.
``Eu me lembro que, quando o Sid Vicious (baixista da banda inglesa Sex Pistols) morreu, o Renato Russo mandou uma carta para o Melody Maker (semanário musical inglês). Ela foi escolhida como a melhor carta publicada e o Renato recebeu em troca uma fita com uma gravação pirata de um show dos Pistols."
Na lista de homenageados pela parceria Dinho/Dado figuram nomes como The Clash, Joy Division e Siousxie and The Banshees.
Dinho diz que a dupla optou por uma ``livre interpretação" das músicas selecionadas. ``Algumas ganharão versão acústica, outras serão punk rock mesmo, e vai ter até trance (variação de música eletrônica)", afirma.
O álbum, ainda sem título, terá pelo menos 13 faixas. Dinho disse que três delas já foram gravadas experimentalmente em um estúdio de oito canais na casa de Dado.
As gravações serão feitas no Rio a partir de agosto ou setembro. O trabalho em estúdio vai contar com a participação de uma banda formada por amigos em comum da dupla e igualmente fãs do punk/new wave.
Só músicos brasilienses vão integrar a banda de apoio. Segundo Dinho, a participação de Jander Bilaphra (ex-guitarrista e vocalista da Plebe Rude) já está confirmada.
``Também vamos chamar alguém do Paralamas (do Sucesso), provavelmente, o Bi (baixista). Aliás, ele vai saber do convite através dessa reportagem", revela, rindo.
Dinho acredita que o álbum será lançado até o fim do ano pelo selo carioca Rock It!, em associação com a EMI-Odeon.

Texto Anterior: Thunderbird negocia contrato com sua antiga emissora
Próximo Texto: Quem gosta de música é metido a besta e elitista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.