São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Cinema e jornalismo se encontram em ciclo

DA REDAÇÃO

A mostra ``Jornalismo e Cinema", que a Sala Cinemateca exibe em São Paulo a partir de sábado, 1º de julho, procura rastrear, através de 28 filmes, os vários aspectos das relações entre essas duas atividades.
A mostra, promovida pela Unicamp e pela Folha, será exibida na Cinemateca do MAM, no Rio, a partir de 12 de julho.
Quando o jornalista registra um fato (um crime, um jogo de futebol, uma guerra etc.), está trabalhando no mesmo registro do cineasta: a apreensão, reconstituição e interpretação do mundo exterior é que norteiam seu trabalho.
Esse aspecto do cinema poderá ser visto em filmes como ``Brasil Verdade" (1965/68), quatro documentários com produção de Thomaz Farkas, ou ``Opinião Pública" (1967), de Arnaldo Jabor.
Em ambos -embora de modos diferentes- o que orienta a realização cinematográfica é o desejo de captar "in loco aspectos da realidade. Em ambos, o cinema confunde-se com a idéia jornalística de ``grande reportagem".
O jornalismo também pode ser inspiração para o cinema. Pode-se lembrar o cineasta alemão Fritz Lang, que desenvolveu boa parte de seus roteiros a partir de notícias publicadas em jornais. Um bom exemplo desse registro é ``Correspondente Estrangeiro" (1940), de Hitchcock, em que um repórter se envolve num caso de espionagem.
Em ``Alphaville" (1964), de Jean-Luc Godard, o herói-jornalista Lemmy Caution comenta, a horas tantas, que jornalista e justiceiro começam com a mesma letra.
Também nos brasileiros ``O Desafio" (1965) e ``Terra em Transe" (1967), jornalistas aparecem associados à luta contra o totalitarismo. Nesse sentido, postula-se como papel da imprensa a tarefa de enfrentar os poderes constituídos e as imposturas em geral.

LEIA MAIS
sobre "Jornalismo no Cinema" na pág. 5-7

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.