São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibama abre fazenda para turismo

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM IPERÓ (SP)

A fazenda Ipanema, considerada o berço da siderurgia nacional, está sendo transformada pelo Ibama em pólo de turismo histórico e ecológico.
Localizada no município de Iperó (SP), a área abrigou no início do século passado a primeira grande fundição de ferro do país.
A fazenda foi transformada em floresta nacional há três anos. Tem 3.000 hectares de mata atlântica. Sua área total é de 5.170 hectares, o equivalente a 32 vezes o tamanho do parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A transformação da reserva em floresta nacional pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) garante que seus recursos naturais sejam preservados.
A função de uma floresta nacional é desenvolver tecnologia ambiental -principalmente na área de reprodução de plantas e animais- e manter programas de visitação pública. Um incêndio, ocorrido em agosto do ano passado, destruiu parte da vegetação e matou dezenas de animais.
``Nossa grande vocação é para o turismo histórico e ecológico", afirma o engenheiro florestal Carlos Ribeiro dos Santos, 44, chefe da Floresta Nacional de Ipanema.
O ingresso para conhecer a fazenda custa R$ 2,00. Grupos de visitantes podem ficar hospedados em alojamentos -cuja diária por pessoa é de R$ 2,50- por, no máximo, dez dias. Não há lanchonetes ou restaurantes na área.
A estrutura turística do parque ainda é precária. Dois funcionários do Ibama, órgão que administra a área, servem de guias.
Os principais atrativos históricos ficam na sede da fazenda. São as instalações da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, primeira fundição do país, inaugurada em 1818, durante o império.
Mas o visitante poderá também percorrer trilhas pela área de mata. Uma delas leva a outra atração: os fornos erguidos em 1590 pelo bandeirante Afonso Sardinha e seu filho, que serviam para fundir o minério do morro de Araçoiaba.
Segundo Ricardo Yates dos Santos, 50, responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental do Ibama na área, o objetivo é oferecer novas opções de hospedagem e atividades para os turistas.

ONDE SABER MAIS
Floresta Nacional de Ipanema: tel. (0152) 33-1333.
A colunista Barbara Gancia, que escreve às quartas e sextas neste espaço, está de férias.

Texto Anterior: Invasão é adiada em SP
Próximo Texto: Imperadores visitavam local
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.