São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 1995
Próximo Texto | Índice

Governo quer reativar `cineminha da censura'

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma ofensiva para controlar a programação de rádio, TV e cinema será deflagrada nos próximos meses pelo Legislativo e Executivo. Como a censura foi banida pela Constituição de 88, a principal preocupação agora é tentar restringir cenas de violência, sexo e uso de drogas no cinema e na TV.
O Ministério da Justiça quer reformular este ano os critérios de classificação de filmes e programas da TV. O órgão pretende reativar o ``cineminha" da época da censura, que criaria uma comissão para classificar os filmes e programas antes de exibi-los ao público.
O Senado também está analisando o assunto e, na Câmara, tramita projeto de lei sobre a questão.
Na última sexta-feira, o Paralamas do Sucesso foi impedido, por decisão judicial, de tocar em Brasília a música ``Luiz Inácio (300 Picaretas)". A canção faz referência à declaração feita em 93 pelo líder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, de que o Congresso tinha 300 ``picaretas".
Não é só aqui que a questão vem à tona. Neste mês, nos EUA, o senador Robert Dole, candidato a candidato do Partido Republicano à Presidência, iniciou campanha acusando a indústria cultural pelo declínio moral do país.

LEIA MAIS
sobre a ofensiva do governo à pág. 5-3

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.