São Paulo, sábado, 1 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Terra Treme' ainda é chocante

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Um bambambã do pensamento contemporâneo disse que o mundo se parece cada vez mais com suas idéias. Não deve ser um auto-elogio: o mundo anda parecido com aquele desvio atroz da realidade que aparece em "De Volta para o Futuro 2".
Isso para dizer que certos filmes neo-realistas hoje parecem água de rosas, como "A Terra Treme" (Cultura, 22h30), de Visconti. Os personagens são pescadores do sul da Itália, em 1948. É uma categoria miserável, da região mais pobre de um país que saía (derrotado) da guerra.
No mais, ao longo do filme os pescadores rebelam-se contra os intermediários, que ficam com os lucros de seu trabalho. O fato é que eles têm beleza, dignidade, casas arrumadinhas.
Visconti, à parte comunista, era um esteta, buscava a beleza das coisas. Mas isso não altera substancialmente as coisas. "A Terra Treme" tem sua beleza um tanto amesquinhada na TV, mas sua visão é chocante: descreve um mundo rude, mas, olhando em volta, parece um paraíso perdido.
(IA)

Texto Anterior: Ai! Acordei desindexado e menstruado!
Próximo Texto: Bonecas viram item cult no imaginário pop
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.