São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aranha imita som de velcro contra ação de predadores

DA "NEW SCIENTIST"

Uma espécie de tarântula utiliza uma versão biológica do velcro para assustar predadores potenciais, segundo cientistas dos EUA.
Uma equipe de pesquisadores liderada por George Uetz, da Universidade de Cincinnati, nos EUA, descobriu que a tarântula gigante Theraposa leblondi produz um som similar ao produzido pelo "gancho e alça" do velcro para se defender.
Quando perturbadas, as tarântulas gigantes emitem um som sibilante, produzido pela fricção de patas -como o abrir de um fecho de velcro.
Para verificar se o ruído produzido pelas aranhas não é casual, os cientistas investigaram outras consequências da fricção de patas. Descobriram, como publicado na revista "Journal of Zoology", que o movimento provoca a queda de pêlos que causam irritação e coceira.
Em estudos prévios, já haviam dado tarântulas gigantes como alimento a quatis, predadores naturais de aranhas.
Embora um quati inexperiente ataque uma tarântula gigante na primeira vez que vê uma, ele raramente repete o erro.
Uetz e seus colegas sugerem que o ruído sibilante sirva para marcar na memória do predador que a refeição foi, acima de tudo, uma experiência desagradável -causada pela irritação que os pêlos da aranha causam nas células do sistema digestivo.

Texto Anterior: Parentes de desaparecidos levarão reivindicações ao Congresso
Próximo Texto: Bem-querido; Papelada; Sem homenagem; Auto-imagem; Bancada feminina; Comparação; Duas pontas; Encontro verde; Pirou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.