São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
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Pocahontas bate recorde de produtos licenciados

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

O licenciamento de produtos relacionados ao filme com desenho animado ``Pocahontas" -que teve seu lançamento nacional na sexta-feira- bateu novo recorde da Walt Disney no Brasil. São 280 produtos licenciados, contra 225 do ``O Rei Leão".
O filme conta a história do amor proibido entre uma índia americana chamada ``Pocahontas" e o colonizador inglês John Smith. O desenho animado é o grande lançamento dos Estúdios Disney este ano e já é sucesso nos EUA.
O licenciamento de produtos com personagens de filmes tornou-se ramo de crescimento expressivo desde o início da década de 1990. A empresa que licencia o produto paga uma taxa (royalty) para a Walt Disney para utilizar a imagem do personagem. A Disney fica em média com 10% do faturamento, mas a porcentagem varia.
O primeiro licenciamento da Walt Disney no Brasil foi da ``A Pequena Sereia", com 27 produtos em 1991. O recorde de receita dos licenciados da Walt Disney no Brasil foi atingido no ano passado com ``O Rei Leão", que movimentou US$ 100 milhões no mercado brasileiro.
Elcan Diesendruck, presidente da The Walt Disney Company (Brasil), espera que os produtos ``Pocahontas" tenham vendas até 25% acima da linha de ``O Rei Leão", sucesso em 94 que continua batendo recordes de venda de produtos no varejo.
A Melhoramentos vendeu 134 mil e a Parmalat vendeu mais de 2 milhões de produtos com personagens do filme.
A Abril Vídeo prevê o lançamento do vídeo da ``Pocahontas" no primeiro semestre de 1996.
Até agora, o vídeo do ``O Rei Leão" continua sendo recordista absoluto com 800 mil cópias vendidas, devendo -segundo a empresa- atingir 1 milhão de fitas até o final do ano.

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