São Paulo, segunda-feira, 3 de julho de 1995
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Mercado e promoção mudaram panorama

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

``Algumas pessoas eram colocadas num lugar, para fazer exposição, e mal tinham obras para mostrar", conta Daniel Senise, 40. ``Na exposição do Parque Lage, em 1984, entrou quem quis. Eram 123 pessoas, não 123 artistas."
Senise, que foi do Ateliê da Lapa, um dos principais redutos da Geração 80, acha que o ``caráter festivo" da época se deveu a fatores diversos, não só à promoção. Em especial, ao mercado.
``Aqui ninguém se organizou, as instituições artísticas são muito fracas. O mercado é que sustentou a Geração 80", diz.
Para ele o mercado não só deu espaço para os jovens, a partir de 1983, mas também foi importante para os artistas mais velhos, sem distinção de estilo, como Luiz Áquila, Waltércio Caldas, Cildo Meireles ou Dudi Maia Rosa.
``A idéia de que houve uma ruptura é falsa", diz. Senise acha que ela é fruto de uma necessidade de rotulação. ``A imprensa precisa ter justificativas rápidas e palatáveis. A classificação por gerações, claro, é um reducionismo."
Senise concorda, no entanto, que a Geração 80 se esmerou na autopromoção, contando com marchands que souberam encontrar compradores para a arte jovem. ``Todos tivemos que aprender a lidar com a promoção."
Senise observa que, se no exterior artistas como o italiano Francesco Clemente apareciam em anúncios da griffe Comme des Garçons, também se escreviam muitos artigos e livros sobre ele -o que não ocorria aqui.
Para ele a excessiva badalação em torno da Geração 80 foi prejudicial, mas ao menos lançou alguns bons artistas, como Leonilson, ``embora o trabalho deles tenha amadurecido mais para o final da década". Senise diz que seu próprio trabalho amadureceu ``de seis anos para cá".

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