São Paulo, terça-feira, 4 de julho de 1995
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Ciclo exibe clássicos de Kazan e Duarte

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O único filme brasileiro ganhador da Palma de Ouro em Cannes (``O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte) e uma das obras máximas de Elia Kazan (``Um Rosto na Multidão") são os destaques de hoje no ciclo ``Jornalismo no Cinema", na Sala Cinemateca.
O drama ``O Garotinho Perdido", dirigido por George Seaton em 1953, completa a programação de hoje do evento, que é promovido pela Folha em parceria com a Cinemateca Brasileira, o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, a Cinemateca do MAM (Rio) e o British Film Institute.
``O Pagador de Promessas" é a versão cinematográfica da peça teatral homônima de Dias Gomes: o sertanejo Zé do Burro (Leonardo Villar) tenta cumprir na igreja de Santa Bárbara, em Salvador, uma promessa feita a Iansã num terreiro de candomblé.
A imprensa escrita e falada incentiva e explora o confronto entre Zé do Burro e o intolerante pároco local, que tenta impedi-lo de entrar na igreja.
Realizado em 1962, em plena efervescência do Cinema Novo, ``O Pagador de Promessas" voltava as costas à ``estética da fome" do movimento.
Filmado com capricho e profissionalismo herdados do padrão Vera Cruz (produtora paulista dos anos 50), o filme despertou o ciúme e a ira dos cinemanovistas, que o acusaram de ser ``acadêmico" e ``colonizado".

Manipulação da mídia
``Um Rosto na Multidão" (1957), de Elia Kazan, que será exibido em versão original sem legendas, antecipa os temas da manipulação política da mídia que apareceriam décadas depois em filmes como ``Rede de Intrigas" e ``Bob Roberts".
Uma repórter de TV (Patricia Neal) descobre um poeta caipira e andarilho numa cadeia, onde ele tinha ido parar por embriaguez, e o transforma no astro Lonesome Rhodes (Andy Griffith), uma espécie de Ary Toledo que canta e conta piadas diante das câmeras.
O problema começa quando Rhodes percebe o poder que tem nas mãos e passa a usá-lo com os objetivos políticos mais reacionários e perigosos.
``O Garotinho Perdido" é o drama de um ex-correspondente de guerra (Bing Crosby) que volta à França à procura de um garoto que pode ser seu filho e que nasceu durante a Segunda Guerra Mundial.
A mostra ``Jornalismo no Cinema" vai até 14 de julho em São Paulo e de 12 a 24 de julho na Cinemateca do MAM, no Rio.

Mostra: Jornalismo no Cinema
Programação: O Pagador de Promessas (17h), O Garotinho Perdido (às 19h), Um Rosto na Multidão (às 21h)
Onde: Sala Cinemateca (r. Fradique Coutinho, 361, Pinheiros, zona oeste, tel. 011/881-6542)

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