São Paulo, terça-feira, 4 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Major disputa hoje liderança

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O primeiro-ministro britânico, John Major, e o ex-ministro de seu governo John Redwood, enfrentam-se hoje na eleição pela liderança do Partido Conservador.
Para conquistar o cargo, um dos dois candidatos deve ser escolhido por 165 conservadores (metade da bancada) e receber 50 votos a mais que o adversário.
Segundo o premiê, o partido tem duas opções amanhã: apoiá-lo ou se ``jogar no abismo". Redwood disse que os conservadores precisam de uma segurança firme para disputar as eleições de 1997.
Major é favorito, mas, se não obtiver vitória expressiva, poderá ser forçado a renunciar à disputa e ao cargo de primeiro-ministro.
Nesse caso, haverá um segundo turno em 11 de julho, e os ministros Michael Heseltine (Indústria e Comércio) e Michael Portillo (Trabalho), que apoiaram o premiê, poderão se candidatar.
A eleição para a liderança dos conservadores foi tomada pela polêmica sobre os limites da integração do país com a União Européia.
Redwood é contrário à maior integração e rejeita a adesão do Reino Unido à moeda única européia.
Major defende que o Reino Unido tenha um papel central nas discussões sobre a integração. Segundo ele, a adesão à moeda única deve ser decidida mais tarde.
(OD)

Texto Anterior: Conheça as causas do conflito
Próximo Texto: Marcha anti-Egito reúne 55 mil no Sudão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.