São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Pés pelas mãos; Novas preferências; Autores de referência; Um degrau além; Balança do poder; Taxação; Sinal vermelho; Fazendo figa

Pés pelas mãos
Enfim FHC atingiu a unanimidade. Ontem, a esquerda vociferava por ter sido chamada de burra, o PSDB reclamava por ter sido comparado a um avestruz e o PFL resmungava por FHC ter feito uma reunião partidária no Palácio.

Novas preferências
Já houve tempos em que FHC citava Max Weber, agora ele cita Lima Netto, do PFL do Rio. A expressão ``neoconservadora" impingida por ele à esquerda ontem foi inventada pelo deputado pefelista em debate no Congresso.

Autores de referência
Chamar a esquerda de ``neoconservadora" foi a saída de Lima Netto (PFL) para rebater a pecha de neoliberal nos debates da emenda que quebra do monopólio do petróleo. Sempre que ele usava a expressão, a temperatura fervia.

Um degrau além
Um colaborador de FHC lastimava ontem o fato de o presidente ter chamado a esquerda de burra na véspera, quando foi informado que ele repetira a dose em Caracas. ``Aí já não é um impulso, é deslumbramento", preocupou-se.

Balança do poder
Havia quem creditasse ontem a uma suposta compensação as críticas de FHC à esquerda e ao próprio PSDB. É que, nos festejos do real, o presidente não agradeceu ao PFL nem a Luís Eduardo Magalhães. E ACM não gostou.

Taxação
Mirando a oposição, Arthur Virgílio (PSDB-AM) entra no tom das declarações de FHC: ``Se houvesse um imposto sobre cada absurdo que a esquerda diz do Plano Real, o Brasil faria seu ajuste fiscal rapidamente".

Sinal vermelho
As assessorias das mesas diretoras da Câmara e do Senado, a pedido de parlamentares de esquerda, deram parecer contrário ao funcionamento da comissão especial durante o recesso de julho. Só pode se reunir informalmente.

Fazendo figa
O Planalto compara as críticas à MP da desindexação às feitas no lançamento das MPs da URV e do real. Assessores de FHC esperam que, com o tempo, a opinião pública se acostume ao novo modelo e esvazie o discurso da oposição.

Próximo Texto: Caderneta ;Espera estratégica; Lá dentro; Gosto musical; Apertem os cintos; Data marcada; Apelo nordestino; Conversa gaúcha; Afugentando deputados; Visita à Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.