São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Simón Bolívar

DA REDAÇÃO

Simón Bolívar liderou o movimento de independência da Venezuela e de outros quatro países latino-americanos (Colômbia, Equador, Peru e Bolívia).
Bolívar nasceu em Caracas (Venezuela) em 24 de julho de 1783. De família tradicional, teve sua educação confiada a um professor que o familiarizou com as idéias dos iluministas franceses (Voltaire, Rousseau, Montesquieu).
Viveu alguns anos na Europa e nos Estados Unidos, retornando à Venezuela em 1807, já decidido a participar da luta pela libertação das colônias espanholas. Integrando-se ao movimento pela independência, foi nomeado coronel das milícias.
No dia 5 de julho de 1811, a Assembléia Nacional declara a independência da Venezuela, mas os espanhóis dominam a rebelião. Bolívar refugia-se em Curaçao.
Em novembro de 1812, desembarca em Cartagena (Colômbia) e inicia seu avanço rumo a Caracas. Entra na capital no dia 6 de agosto, recebendo o título de ``El Libertador". Os espanhóis reagem e reconquistam a capital, obrigando Bolívar a deixar o continente.
Novamente derrotado em 1816, inicia nova ofensiva em 1819. Nesse mesmo ano liberta a Colômbia. Em 1821 expulsa os espanhóis da Venezuela e, no ano seguinte, do Equador. Em 1824, os espanhóis são derrotados no Peru. Bolívar morre em 1830.

Texto Anterior: AGENDA BILATERAL
Próximo Texto: A VIAGEM DE FHC À VENEZUELA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.