São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinotti vai ser processado por ``imperícia"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o cirurgião Henrique Walter Pinotti seja processado criminalmente pela morte de uma das irmãs do ex-presidente e hoje senador José Sarney.
Pinotti tornou-se nacionalmente conhecido por ter chefiado, em 1985, a equipe do Hospital das Clínicas que acompanhou a agonia do então presidente da República, Tancredo Neves.
A irmã de Sarney, Lucy Mary Costa Soares, morreu em dezembro de 1991, aos 53 anos, depois de uma cirurgia abdominal sobre a qual uma comissão sindicante do Hospital das Clínicas concluiu ter havido imperícia médica.
O então diretor da Faculdade de Medicina da USP, Adib Jatene, determinou que uma segunda comissão analisasse o episódio.
O parecer dessa comissão isentava o cirurgião de responsabilidades, mas seu conteúdo foi rejeitado pela congregação da faculdade. Pinotti é professor titular.
O caso Lucy Mary Costa Soares é objeto de ação na Justiça desde o final de 1992.
A ação tomou por base inquérito policial que trazia, entre suas conclusões, a possibilidade de o prontuário da paciente ter sido adulterado após sua morte, como forma de ocultar possíveis irregularidades ocorridas durante a cirurgia e no tratamento pós-operatório.
Havia, por exemplo, a suspeita de que ela tivera alta quando registrava um quadro hemorrágico de gravidade e que a equipe médica remeteu à comissão do HC uma fita de vídeo com a operação de um outro paciente.
Nesse primeiro processo, e por decisão do juiz titular da 11ª Vara Criminal, Pinotti não chegou a ser julgado por homicídio culposo, conforme pedia o Ministério Público, e três de seus assistentes foram absolvidos da acusação de falsificação de prontuário.
Trata-se dos médicos Marco Aurélio Santo, Carlos Eduardo Domene e Hilton Telles Libanori.
A decisão do juiz da 11ª Vara foi contestada pelo Ministério Público, que encaminhou recurso ao Tribunal de Justiça.
O recurso foi considerado procedente pelos desembargadores, em sessão de 26 de junho último.

Texto Anterior: Duas leoas fogem de circo em São Paulo
Próximo Texto: Meningite faz primeira vítima do ano em São José
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.