São Paulo, quarta-feira, 5 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Casseta & Planeta' satiriza onda esotérica

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Como outros compêndios do gênero, ``O Livro Místico, Esotérico e Sobrenatural de Casseta & Planeta" começa com um punhado de citações. A mais expressiva: ``Em matéria de esoterismo, prefiro a brincadeira do copo."
Os autores da ``obra iluminada" juram que a frase é do cantor e compositor Tim Maia. Poderia ser de qualquer motorista que colou no pára-brisa um adesivo do tipo ``Eu atropelo duende".
Afinal, a nova criação coletiva dos humoristas Bussunda, Reinaldo, Hélio de la Peña, Hubert, Cláudio Manoel, Marcelo Madureira e Beto Silva cai como uma luva para homens e mulheres de pouca fé. Gente que insiste em minimizar o poder das brochuras de Paulo Coelho e Lair Ribeiro -mesmo depois que a dupla encheu os bolsos de dólares.
O livro místico do ``Casseta & Planeta", que a editora Record lança ainda em julho, traz de tudo: horóscopo, anjos, pirâmides e outros fenômenos que ``não estão no mapa astral".
O estilo é o de sempre, velho conhecido de quem acompanha as peripécias da trupe pela TV. Às tiradas desconcertantes, juntam-se trocadilhos infames, escatologia e preconceitos de toda sorte.

Best seller
Bussunda e cia. já cometeram pílulas de sabedoria outras vezes. Em janeiro de 94, o grupo escreveu o ``Grande Livro dos Pensamentos de Casseta & Planeta". Sete meses depois, lançou o ``Manual do Sexo Manual". No início de 95, voltou à carga com ``O Enorme Livro de Pensamentos de Casseta & Planeta".
Os três títulos, publicados pela Record, venderam juntos aproximadamente 100 mil exemplares. É um número muito acima da média brasileira, mas ninharia perto das cifras alcançadas pelos autores que o novo volume satiriza.
Nos últimos oito anos, por exemplo, o mago Paulo Coelho vendeu 7 milhões de livros dentro e fora do país.
Os humoristas não escondem que o desempenho do mestre os impressionou. Sedentos de fama e fortuna, decidiram repetir a trilha do criador de ``O Alquimista".
Pensaram, primeiro, em percorrer o ``sagrado Caminho de Emílio Santiago". Refletiram melhor e resolveram pular a penosa etapa. Tempo é dinheiro, proclamam. Nunca deixe para depois o livro que pode escrever agora.
Seguindo recomendações de uma numeróloga, trocaram de nome e assinam a obra como Kaassetta de Pppplllanetttta. Estão tão satisfeitos com a mudança que aconselham Tarcísio Filho a fazer o mesmo. O ator, ensinam, deveria passar a se chamar Francisco Cuoquinho.
Nas 128 páginas do livro, há espaço para considerações sobre seitas orientais milenares -como a seicho no-iê-iê-iê. Há, também, um dicionário esotérico (leia trechos à direita) e uma versão gay da Bíblia -em que Adão e Amílcar, únicos habitantes do Paraíso, passam 757 anos tentando gerar alguém. Como não conseguem, pegam um garotão para criar, ``um surfista. O Zé Roberto."
Na metade da obra, os humoristas enumeram simpatias infalíveis. Revelam, por exemplo, como comprar Coca-Cola com casco de Pepsi.
Mais adiante, retornam à Bíblia e apresentam o Novíssimo Testamento em versão 2.0 for Windows e cinco capítulos: Genesis; Emerson, Lake & Palmer; Nirvana; Rolling Stones e Chitãozinho & Xororó ou o Apocalipse.

Texto Anterior: Discriminação é confessável no elevador
Próximo Texto: Show de Laurie Anderson encerra evento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.