São Paulo, quinta-feira, 6 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conservadores dão razão a FHC

DA SUCURSAL DO RIO; DA REPORTAGEM LOCAL

'A esquerda já era burra quando ele era de esquerda', afirma Newton Cruz
Políticos identificados com posições conservadoras, à direita no espectro político, endossaram ontem as declarações do presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a suposta burrice da esquerda, feitas em teleconferência promovida pelo PSDB.
Durante o evento, FHC criticou seu partido e elogiou o PFL (``só o PFL tem o direito de ser inteligente?").
O cientista político Hélio Jaguaribe, ligado ao PSDB, relativizou a crítica do presidente, afirmando que ele não fez uma crítica à esquerda ``em abstrato", o que, segundo o intelectual, também seria ``burrice".
Leia, abaixo, as principais opiniões colhidas pela Folha:

Delfim Netto, 67, deputado federal (PPR-SP): ``Para mim, isso (a burrice da esquerda) não é novidade".
Roberto Campos, 78, deputado federal (PPR-RJ): ``Concordo plenamente com o presidente. Há 30 anos venho dizendo que as esquerdas brasileiras são das mais burras do planeta e, quem sabe, do sistema solar. Considero o esquerdismo uma espécie de gonorréia juvenil, compreensível na puberdade, porém repreensível na maturidade, quando as lições da história revelam a superior eficácia do liberalismo".
Newton Cruz, 70, general da reserva: ``O presidente está de acordo comigo. Eu sempre achei a esquerda burra, de longa data. Ele mudou de idéia, mas a esquerda já era burra quando ele era da esquerda. O que ele diz agora, para mim, tem uma conotação mais de oportunismo, não de inteligência. O Lula defende idéias burras, mas é profundamente inteligente. O Brizola defende idéias burras".
Roberto Jefferson, 42, deputado federal (PTB-RJ): ``Burro é o grupo do PT mais radical, é a esquerda do PC do B, são os deputados do PSDB que votam contra o governo constantemente, fazendo o joguinho do PT no plenário. São uns dez caras, que não têm projeto nenhum. É a turma do PSTU, da CUT".
``Inteligente é o PPS. É um prazer lidar com políticos do `partidão'. São grandes, não ficam em mesquinharias delatórias, fazendo o marketing da delação no plenário."
Roberto Cardoso Alves, ex-deputado federal (PTB-SP): ``O presidente está desmanchando o que a esquerda, por burrice, fez contra o grande esforço do `Centrão' na Constituinte".
Hélio Jaguaribe, 72, sociólogo: ``O presidente foi tomado muito ao pé da letra. Ele se referia a pessoas que têm interpretação da esquerda superada, e não à esquerda de forma abstrata. Considerar burra a esquerda em abstrato seria burrice. É um ato de burrice considerar que o interesse nacional depende da propriedade pública dos meios de produção, que a preservação de formas monopolísticas de defesa sindical corresponde a posições de vanguarda. Uma pessoa inteligente de esquerda é o próprio Fernando Henrique, que representa uma esquerda moderna".

Texto Anterior: FHC ataca miséria e prega 'utopia possível'
Próximo Texto: FHC pode deixar Argentina fora das cotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.